Por que a Cuidas é diferente de um plano de saúde?

A Cuidas é uma startup de saúde, focada em oferecer atenção primária às pessoas e empresas. Muitas vezes, alguns questionamentos surgem, principalmente quando falamos em Atenção Primária e Saúde Suplementar. Hoje viemos, por meio deste post, tirar todas as suas possíveis dúvidas.  

O Sistema de Saúde no Brasil

Atualmente no Brasil, os serviços de Atenção Primária à Saúde são a porta de entrada principal para o Sistema Único de Saúde (SUS), que, por meio da estratégia de saúde da família (ESF) procura ampliar o acesso à saúde a toda população.

Porém, com todo o histórico de subinvestimento e subfinanciamento, o SUS ainda não foi capaz de se desenvolver até o ponto de oferecer serviços que atendam de maneira igualitária todas as pessoas que necessitam. 

Dessa maneira, considerando a escassez de recursos e a demanda por serviços, abre-se uma oportunidade para o desenvolvimento da Saúde Suplementar.

O Sistema Suplementar no Brasil

A Constituição Federal criou o SUS e também a Saúde Suplementar. A Saúde Suplementar é composta por serviços privados de saúde, e hoje em dia oferece serviços de boa qualidade a apenas uma parcela da população.

Ao longo do tempo, a Saúde Suplementar passou a oferecer serviços de saúde centrados na doença, optando por um modelo que abriu mão da organização dos recursos em níveis de atenção, em especial, da Atenção Primária à Saúde.

Hoje em dia, a ANS conta com mais de 60 milhões de usuários registrados na Saúde Suplementar entre as áreas médica e odontológica. Todavia, por mais que o paciente tenha acesso a um plano de saúde, o SUS ainda é o principal serviço de Atenção Primária.

Finalmente, este modelo da Saúde Suplementar tem se mostrado a cada dia mais caro, porque prescinde de uma regulação eficiente da distribuição de recursos. A Saúde Suplementar regula sua distribuição de recursos por auditorias e glosas, frequentemente com critérios irracionais e perversos. 

Tal regulação pode ser feita de forma mais humana e custo-efetiva pela Atenção Primária à Saúde.

A Cuidas e Atenção Primária

Atenção Primária existe para ser o primeiro ponto de contato do usuário com o Sistema de Saúde. Realizar a garantia de acesso em todo o território brasileiro é um desafio enorme e sabemos que atualmente o SUS não dá vazão a todas as necessidades de saúde. 

Considerando esta dor, nasce a Cuidas. Nosso propósito é oferecer o serviço de Atenção Primária às empresas de ótima qualidade assistencial, e direcionados para a promoção da saúde integral. 

Nesse sentido, trabalhamos com foco na resolutividade clínica,  na melhora da qualidade de vida e bem estar dos colaboradores, e por conseguinte, ocasionando a eliminação e redução de custos excessivos com a saúde. 

A Atenção Primária é uma solução real

Dessa maneira, ampliar a estrutura e os serviços de atenção primária à saúde (APS) com profissionais de medicina e enfermagem de família e comunidade, é a melhor estratégia para garantir a sustentabilidade dos sistemas de saúde, não só no Brasil, mas em todo o mundo. 

Assim, possibilitando o atendimento das populações de modo acessível, integrado e contínuo.

A Atenção Primária

Um dado bem representativo, é que cerca de 73% dos brasileiros buscam por cuidados primários nos pronto-socorros, sendo que cerca de 95% não precisam dos recursos disponíveis em pronto-socorros e poderiam ser tratados com médicos de família ou a nossa equipe de saúde, otimizando assim, o uso de hospitais e especialistas. 

Este tipo de acesso que privilegia o atendimento em pronto-socorro ao invés de serviços de atenção primária é muito ineficiente e caro. Isso leva os planos de saúde a terem grandes aumentos anuais, ocupando a segunda maior linha de custos dentro das empresas, após a folha de pagamento. 

Nesse sentido, cada utilização “inadequada” do seu plano, acaba contando como um sinistro para a seguradora. Dessa forma, ao acessar menos o sistema suplementar de saúde, ao longo do tempo, também impactará positivamente nos reajustes aplicados. 

A solução da Cuidas

Levando em consideração este cenário, a Cuidas propõe uma solução integral e sustentável para criar um ambiente onde os clientes possam se sentir propensos a engajar mais com temas relacionados à saúde. 

Para isso, além de oferecer um cuidado individualizado, usamos a nossa tecnologia para analisar o perfil de saúde das empresas e promover ações coletivas. Elas têm como intuito fomentar a saúde e acompanhar em linhas de cuidados específicas cada tipo de questão, seja ela crônica ou não. 

Leia mais sobre os pilares da Atenção Primária

Outro diferencial da solução da Cuidas é ter uma equipe própria de médicos e enfermeiros de família, que além de serem especialistas em saúde, podem olhar para a saúde do indivíduo de maneira longitudinal (independente de sua idade). 

Nesse sentido, a equipe de saúde especializada e a tecnologia trabalham juntas. Com a Cuidas, seus colaboradores têm a oportunidade de ter a sua disposição, quando desejarem, por meio do nosso aplicativo, auxílio junto aos médicos e enfermeiros, para questões de saúde física e mentais.

Mariana Pedrone

Mariana Pedrone é Analista de Conteúdo Sênior na Cuidas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.