Como cuidar da Saúde trabalhando em home office?

Embora trabalhar em casa seja o sonho de muitas pessoas, a pandemia do coronavírus revelou que nem tudo são flores para aqueles que vivem no modelo de home office. 

A falta de convívio social, dificuldades de gerenciar o próprio tempo e as diversas tentações que trabalhar em casa proporcionam são grandes desafios e, por isso, cuidar da saúde física e mental se torna tão importante. 

Trabalhar em casa exige muita organização, disciplina e comprometimento. Para os que não estão acostumados, é muito comum se deixar levar pela tentação de ir até o sofá ou fazer longas pausas durante o dia. 

Mulher em home office

Ainda, por estarem em casa, é comum que familiares ou companheiros dificultem ainda mais a produtividade, pedindo ajuda, designando tarefas do lar ou solicitando favores, afinal “você está em casa, não é?”. 

A dificuldade em se adaptar ao home office pode ainda causar danos a sua saúde física e psicológica. Uma grande mudança na rotina como essa, pode te afastar de hobbies e dos exercícios físicos, além de agravar quadros de ansiedade  e depressão (por conta do isolamento). 

Pensando nisso, aqui estão algumas dicas para que você possa se adaptar bem durante este período e não deixe sua saúde de lado. 

Comece seus dias normalmente

acorde um pouco mais cedo para tomar banho, comer o café da manhã e se preparar para o trabalho. Caso você decida acordar em cima da hora do trabalho, seu rendimento será facilmente afetado e seu corpo terá maiores dificuldades para se adaptar a nova rotina. 

Mantenha parte da rotina anterior acordando em horários próximos, fazendo seus rituais matinais e, se quiser, você pode até mesmo se arrumar como se fosse um dia normal. 

Converse com amigos e colegas de trabalho

Utilize as redes sociais e o computador para conversar com seus amigos
Utilize as redes sociais e o computador para conversar com seus amigos

O ser humano é naturalmente social e a falta de contato gera problemas físicos e psicológicos. Conversar com seus amigos através de redes sociais e ferramentas como o slack ou o próprio whatsapp é uma forma de todos passem por este momento juntos e conforta aqueles que precisam de mais apoio. 

Lembre-se que todos estão trabalhando em casa e aprendendo a viver com a saudade dos momentos presenciais, mas que isso irá passar e em breve iremos nos reunir novamente. 

Não esqueça de se hidratar!

Faça uma pausa para um cafézinho e não esqueça de deixar uma garrafa de água pronta para que você se hidrate durante o dia. Se o cafézinho for um ritual da firma, você pode até mesmo combinar uma rápida chamada de vídeo com seus amigos para descontrair no meio da tarde de trabalho. 

Não pule o horário de almoço

A pausa para o almoço ajuda você a descansar a mente e é uma ótima aliada durante o home office. Além de comer, aproveite para pegar um pouco de sol e respirar fora do seu novo ambiente de trabalho. 

Nada de trabalhar na cama ou no sofá

Falando no seu novo ambiente de trabalho, faça o possível para que ele não seja sua cama ou o sofá. Trabalhando destes lugares, a linha entre trabalhar em casa e a vida pessoal pode ficar ainda mais estreita e você pode acabar tendo problemas de adaptação, como dormir durante o expediente ou não conseguir parar de pensar em trabalho durante momentos de lazer ou ócio.

Este é um dos principais riscos daqueles que optam ou que, no momento, se veem obrigados a trabalhar em casa.

Respire e tome sol

Respire fundo

Apesar do barulho da vizinhança, prefira sempre manter as janelas abertas para uma boa circulação de ar. Ainda, aproveite a luz natural e o sol ao máximo. 

Reforçamos aqui a importância do sol, já que é provável que você fique dentro de seu escritório improvisado durante muito tempo e acabe deixando de se iluminar com a luz solar. Lembre-se que a vitamina D é muito importante para a manutenção de sua saúde e que o sol é a fonte principal da mesma. 

Postura e atividades físicas

Manter uma postura correta é ótimo para evitar problemas de coluna e uma cadeira confortável é uma ótima aliada para isso. 

Mesmo em casa, os exercícios físicos são importantes!
Mesmo em casa, os exercícios físicos são importantes!

Mesmo assim, também é importante que você se lembre de caminhar cerca de dez minutos à cada hora que passar sentado. Em casa, aproveite para subir ou descer escadas, faça um telefonema em pé ou ande pelos cômodos para diversificar os ambientes.

Caso caminhar não seja seu forte, um simples alongamento pode fazer a diferença durante seus dias trabalhando em casa. Estique braços, pernas e pescoço e faça exercícios simples, que não necessitam de nenhum tipo de aparelho. Você pode encontrar diversas páginas e vídeos sobre exercícios em casa na internet. Aproveite o tempo e encontre a maneira mais confortável para que você alinhe cuidados de saúde com sua nova rotina trabalhando em casa.

Preste muita atenção na comida

Opte por fazer sua própria comida, é mais saudável!
Opte por fazer sua própria comida, é mais saudável!

Em casa, é muito mais fácil parar para fazer algum lanche ou, contrário, pular refeições. Cuidado com doces, lanches gordurosos e frituras. 

Se possível, opte por fazer sua própria comida, dando preferência para alimentos não industrializados e ricos em nutrientes. Não há problema em comer “besteiras” uma vez ou outra, mas cuidado para não tornar isso um hábito. 

É importante lembrar que a comida pode ser uma válvula de escape em situações estressantes e que mesmo que você acredite estar lidando bem com a quarentena e a obrigação de trabalhar em casa e cuidar de sua saúde, alguns hábitos podem ser adquiridos e te fazer mal sem você saber. 

Estabeleça horários e separe a vida pessoal do trabalho

Tenha claro o momento em que o trabalho acaba. Mesmo que você ainda fique em frente ao computador após o horário, desconecte seu e-mail, slack ou whatsapp e separe bem seus momentos pessoais e de trabalho. No home office, equilíbrio é tudo e é muito fácil perder o controle. 

Cuidado com as tentações disponíveis em casa.

Abrir aquela cerveja durante a tarde pode ser comum nas sextas no escritório, mas levar esse hábito para o home office pode ser perigoso. 

Além do álcool e outras drogas, até mesmo estudos, séries e o namoro podem atrapalhar sua produtividade. Tente definir bem quais são os momentos de lazer e o que você pode ou não fazer durante seu período de trabalho.

Encare o escritório como uma extensão de seu trabalho e não tenha comportamentos que você não reproduziria caso estivesse nas dependências de seu local de trabalho. 

Estas foram algumas dicas para que você consiga manter os cuidados com sua saúde ao trabalhar em casa. Além disso, sugerimos alguns comportamentos que podem ajudar na sua produtividade e adaptação para o home office. 

Wesley Satu da Silva

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