Atenção Primária: o que é e como funciona?

À primeira vista, o assunto que mais ficou em voga no último ano foi: saúde. Hoje, viemos explicar um pouco mais sobre como o serviço que a Cuidas oferece, de Atenção Primária,  funciona e como pode ajudar a sua empresa em tempos de pandemia. 

Entendendo o que é Atenção Primária

Antes de mais nada, é importante lembrar que a Atenção Primária é um serviço de saúde que tem como intuito apoiar as pessoas em todas as fases de sua vida. Independente da idade e de sua condição de saúde. 

Nesse sentido, o seu principal foco é acompanhar a pessoa e evitar que esta venha a adoecer ou entrar em um estado mais grave de sua situação atual – no caso de doenças crônicas. Atenção Primária é a base de tudo, desde uma unha encravada, até questões mais complexas. 

Além disso, a Atenção Primária também é a porta de entrada para o serviço de saúde, onde o médico de família pode direcionar a pessoa para o serviço específico, caso seja necessário. O Primário significa primordial: é na atenção primária que você irá encontrar as respostas para resolver e tratar suas questões.

Quais são os princípios fundamentais da Atenção Primária?

 A Atenção Primária à Saúde tem quatro princípios fundamentais. São eles:

  • Acesso: lugar em que a pessoa procura quando tem um problema de saúde – aqui, ela pode encontrar alguém que sane suas dúvidas e perguntas;
  • Vínculo: estabelecer uma relação duradoura entre paciente e médico;
  • Longitudinalidade: continuidade de cuidados e relação entre os profissionais, onde o cuidado é de longo prazo, e não algo pontual;
  • Integralidade: conseguir olhar para a pessoa que você cuida, considerando o todo. Percebendo todas as facetas do ser humano, e não somente como um amontoado de sintomas e doenças.

Nesse ínterim, você pode ler mais sobre os pilares da atenção primária neste artigo que publicamos em nosso blog

Como a minha empresa pode se beneficiar com a Atenção Primária?

Em meio a tanta instabilidade nos últimos meses, empresas que, de fato se preocupam com a saúde de seus colaboradores têm se destacado no mercado, e vêm ganhando notoriedade.

Ao passo que saúde é um dos maiores valores que as pessoas têm, na Cuidas oferecemos 2 focos principais:

  • Olhar para o indivíduo: empresas que oferecem cuidados resolutivos, longitudinais e integrais. Estas observam uma melhora na produtividade e qualidade de vida dos colaboradores. Sendo assim, trazemos um benefício individual para cada um, diferente do que costumam receber com benefícios de saúde convencionais;
  • Olhar para o grupo: olhamos além do indivíduo. Olhamos para o grupo como um organismo vivo. Sendo assim, para seus membros, pensamentos e lógicas, e suas células, que são compostas por cada indivíduo. Dessa maneira, muitos dos cuidados acabam sendo mais eficientes se colocados de forma coletiva.

Benefícios de cuidar da saúde de seus colaboradores

A Atenção Primária à Saúde possibilita que a sua empresa consiga olhar e cuidar do bem estar geral de seus colaboradores. Isso facilita com que as pessoas cuidem mais da saúde, já que muitas vezes em nossa rotina não conseguimos separar um tempo para cuidar de nós mesmos. 

Tendo a Cuidas, sua empresa consegue trazer esse cuidado frequente em sua rotina, tanto presencial como via telemedicina. Evitando assim, que os funcionários venham a adoecer. Não somos apenas reativos, vamos procurar conhecer cada um, sendo pró ativos e mobilizar recursos para que as pessoas privilegiem o auto cuidado, mudando estilos e de vida e buscando questões preventivas à saúde.

Quando devo procurar a minha equipe de saúde?

Apesar de termos grandes mecanismos de busca hoje em dia, como o Google, muitas de nossas dúvidas podem ainda não serem sanadas com uma pesquisa. Sendo assim, você pode, e deve, procurar a equipe de saúde da Cuidas quando sentir necessidade.  Em suma, o papel da Atenção Primária é estar presente em sua vida, nos mais diversos momentos. 

Quer fazer a mudança na sua empresa e ter mais qualidade de vida? Fale agora com um especialista Cuidas, e tire suas dúvidas!

Mariana Pedrone

Mariana Pedrone é Analista de Conteúdo Sênior na Cuidas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.