Tudo que você precisa saber sobre adiantamento do salário e décimo terceiro

Vale a pena oferecer o adiantamento do salário e do 13º na sua empresa? Descubra agora mesmo quais as vantagens e como facilitar esse benefício.

Vale a pena oferecer o adiantamento do salário e do 13º na sua empresa? Descubra agora mesmo quais as vantagens e como facilitar esse benefício.

Adiantamento do salário: vantagens  e ferramentas para colocar em prática.

Pesquisas recentes mostram que a produtividade e o bem estar financeiro caminham juntos. Uma pessoa preocupada e desmotivada dificilmente trabalha bem e, pensando nisso, muitas empresas estão oferecendo novos tipos de benefícios aos seus colaboradores como, por exemplo, o adiantamento do salário e do 13º. 

Muitos profissionais ainda têm dúvidas a respeito dessa estratégia. Será que vale mesmo a pena? Quando adotar? Como a empresa pode se organizar para gerenciar esse benefício? 

O Xerpay, em parceria com a Cuidas, preparou um post com o intuito de sanar as dúvidas mais comuns a respeito do adiantamento salarial nas empresas! 

Ficou interessado? Então acompanhe a leitura!

Por que as empresas estão oferecendo esse benefício?

Uma pesquisa realizada pela Black Rock mostrou que dinheiro é a principal causa de estresse para os brasileiros. Esse clima nada agradável afeta a saúde mental e física, gerando problemas como a queda de produtividade no trabalho. 

Em 2020 a questão do estresse financeiro se agravou ainda mais, por conta da pandemia. O isolamento social mudou inesperadamente os rumos da economia, trazendo desafios no gerenciamento das empresas. 

Em tempos como esse, tem sido fundamental que as organizações usem estratégias para continuar motivando suas equipes. Enquanto umas ofereceram o trabalho home office em tempo integral, outras disponibilizaram ajuda psicológica para contribuir com a saúde mental dos colaboradores.

Seja qual for a estratégia, está cada vez mais evidente a necessidade de valorizar o bem estar dos funcionários. As empresas que buscam crescimento e bons resultados não podem focar apenas nos números. É preciso focar no capital humano. 

Empresas que disponibilizam o adiantamento do salário e do 13º para seus funcionários, estão auxiliando nesse bem estar. Isso porque esses benefícios ajudam na redução do estresse, endividamento e no nível de preocupação dos colaboradores

Todos esses fatores prejudicam o desempenho no trabalho e, consequentemente, os resultados da empresa. 

Pensar nas dificuldades pessoais dos colaboradores significa não se manter engessado, mas atento às tendências e transformações naturais do mercado. 

Quais as vantagens do adiantamento do salário?

Como vimos, tudo que envolve o bem estar dos funcionários, contribui diretamente para o crescimento das empresas. 

Menos estresse significa maior concentração e engajamento no expediente. Além disso, o humor também melhora, impactando positivamente nas relações entre colegas de trabalho.

Por isso, quando você investe em benefícios financeiros como adiantamento do salário e do 13º, você investe na manutenção daquele talento dentro da sua organização. 

Esse benefício é vantajoso porque: 

  • aumenta a produtividade dos funcionários;
  • auxilia na atração de novos talentos;
  • contribui para que as pessoas não utilizem o cheque especial ou recorram ao endividamento;
  • favorece as relações entre empregado e empregador;
  • gera mais estímulo para a permanência dentro da organização;
  • permite que o colaborador pague dívidas ou cubra gastos emergenciais, sem precisar aguardar o próximo mês;
  • reduz o estresse e ansiedade do funcionário, que consegue trabalhar melhor;
  • valoriza o colaborador, mostrando que ele é importante na empresa.

Viu, só quantos benefícios? 

E para as empresas, o adiantamento é complicado? Na verdade, o benefício não compromete o fluxo de caixa! Se a organização já tem uma boa gestão financeira, esse recurso será facilmente implementado. Sendo assim, é uma boa vantagem tanto para funcionários quanto para empresas.

O adiantamento de salário é uma tendência?

Se você já acompanha as principais transformações do mundo corporativo, sabe da importância de ficar de olho, tanto nas tendências quanto na concorrência. Isso é fundamental para agregar valor e destaque à sua empresa, concorda?

Então, podemos afirmar que o adiantamento de salário (ou salário sob demanda) é uma das fortes tendências de RH para os próximos anos!

As organizações estão aderindo cada vez mais às tecnologias e automatização de processos. Com o pagamento de salário não seria diferente. Já pensou na possibilidade de receber seu salário a qualquer momento, de forma simples e via aplicativo? 

Embora não seja uma obrigação da lei, isso com certeza é um diferencial. 

Quem oferece o adiantamento na empresa poderá atrair grandes talentos interessados em trabalhar nela. Além disso, terá condições de criar um ambiente de trabalho mais agradável, produtivo e cooperativo.

Não é possível negar que a dificuldade financeira é uma grande preocupação em nosso país. De acordo com estudos da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), quase 80% dos consumidores vivem no limite do orçamento

O que esse dado significa? Que as pessoas trabalham o dia todo, mas não conseguem criar uma reserva de emergência ou investir naquilo que gostam.

Diante disso, a sua empresa não precisa cruzar os braços, mas sim fazer a diferença! Contribuindo para que as pessoas consigam gerenciar melhor as suas finanças, impactando não só na vida profissional dos seus colaboradores, mas também na vida pessoal. 

O Xerpay como ferramenta de adiantamento salarial

O Xerpay é um serviço de adiantamento salarial inovador, que permite ao colaborador ter controle sobre seu salário, sendo um benefício de suporte, que evita o acúmulo de dívidas.

Para o colaborador, essa ferramenta representa um grande alívio quando imprevistos financeiros surgem, e nem sempre podem esperar! 

Ao disponibilizar esse benefício, as empresas conseguem oferecer mais segurança financeira para seus empregados, já que através do Xerpay o acesso ao salário se torna possível a qualquer momento, pois a plataforma permite que os colaboradores acessem e resgatem o salário referente aos dias já trabalhados. 

O sistema é integrado à folha de pagamento, e pode ser acessado até pelo celular, tornando o Xerpay um benefício não só inovador, mas também estratégico, que não altera em nada os processos rotineiros da gestão empresarial. 

Portanto, o Xerpay é uma solução financeira justa (tarifas transparentes e únicas), inclusiva (para todos os colaboradores CLT) e ainda de fácil utilização. 

O salário sob demanda evita o cheque especial

Vamos imaginar uma situação: seu colaborador teve que fazer uma compra emergencial no meio do mês, marcar uma cirurgia inesperada ou fazer uma reforma em casa. Ao checar a conta bancária, ele descobre que não tem a quantidade necessária para cobrir esse gasto, ou seja, teria que usar o cheque especial.

O problema é que recorrer ao cheque especial envolve juros altos. Se o pagamento demora, o saldo devedor pode resultar numa bola de neve de dívidas. Esse tipo de situação estraga qualquer planejamento financeiro ou sonho. Mas estamos sujeitos a isso, não é mesmo?

O salário sob demanda evita situações como esta. Ao saber de uma necessidade imediata, o colaborador pode solicitar o saldo que ele tem disponível, evitando assim  o uso do cheque especial.

Como você viu, o adiantamento do salário e do 13º não é complicado, pelo contrário. A estratégia pode ser facilmente aplicada na sua empresa, desde que você tenha condições financeiras, uma boa gestão e que isso faça sentido para o seu negócio.

Reflita primeiro: quais os impactos que esse benefício poderia trazer para os seus colaboradores? Faça uma pesquisa. Como anda o bem estar financeiro e a saúde mental do trabalhador? Dessa forma, você saberá identificar se o adiantamento será mesmo uma solução. 

O benefício do adiantamento é uma tendência a ser considerada pelas empresas. Ele representa um diferencial que pode trazer destaque e novos profissionais à sua organização. 

Investir no capital humano significa agregar valor ao seu negócio. Gerar relações mais recíprocas. Criar uma cultura organizacional em que cada profissional importa.

Esse post te ajudou de alguma forma? Então siga a nossa empresa nas redes sociais, para continuar acompanhando mais conteúdos como esse! Estamos no Facebook

Instagram, Twitter e LinkedIn

Cuidas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.